Que Portugal é um ótimo país para se viver não há qualquer dúvida, fato este que é comprovado através o alto número de imigrantes que chegam em terras lusitanas buscando qualidade de vida com ótimo custo-benefício.
Entretanto, o que talvez muitos não saibam é que Portugal deixou para trás os problemas decorrentes da crise econômica vivenciada nos últimos anos para adquirir o status de um dos melhores destinos do mundo para se investir atualmente.
Mas Isabel, por que Portugal?
Bom, primeiramente, importante destacar que Portugal (muito diferente do Brasil), possui grande estabilidade política, além de já ter se recuperado da crise financeira que afetou toda a Europa. De acordo com o ranking do World Economic Forum (2015), o país é o 38º mais competitivo do mundo, estando a frente de países europeus como Itália e Polônia.
Outro fator de extrema importância e que vem atraindo investidores do mundo todo é o fato de Portugal ser o 2º país da União Europeia, e o 13º entre 189 países analisados, onde é mais fácil criar uma nova empresa. Começar um novo negócio demora 2,5 dias e implica apenas 3 procedimentos. Parece incrível, não é mesmo?
Ainda, de acordo com o relatório Doing Business 2016, publicado pelo Banco Mundial, investir em Portugal pode ser uma ótima opção pois é o 23º país no Mundo onde é mais fácil fazer negócios, à frente de países como Holanda, França, Espanha e Itália.
De acordo com o Digital Economy and Society Index 2016, Portugal disponibiliza um dos mais sofisticados serviços públicos online da União Europeia, ocupando a terceira posição.
Por fim, o país possui uma estrutura excelente, no que se refere a qualidade das estradas, infraestrutura marítima e infraestrutura aérea.
Entretanto, muito embora Portugal apresente um cenário em constante crescimento, com índices muito favoráveis, antes de se realizar qualquer investimento é preciso estudar as vertentes corretas, além de ter um bom plano de negócio e compatível, aproveitando assim todas as facilidades que o país tem a oferecer aos empreendedores estrangeiros.